A Construção do Gênero no Espaço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2891Palavras-chave:
Estudos de Gênero. Recreio. Etnografia. BrincadeirasResumo
Procuramos, a partir das vertentes dos Estudos Culturais e de Gênero que se aproximam do pós-estruturalismo de Foucault, entender como o gênero e a sexualidade instituem modos diferenciados de ser menino/a no recreio escolar. Considerando que esse é um processo permeado por relações do poder, procuramos mapeá-las e identificá-las utilizando uma metodologia de inspiração etnográfica (observação participante e entrevistas) realizada, durante um ano, numa escola pública de Porto Alegre, RS. Focalizamos uma segunda e uma terceira série. Argumentamos que, através das brincadeiras, acontece uma aprendizagem não-formal e não-intencional, a partir da qual crianças apre(e)endem determinadas formas de feminilidade e de masculinidade.Downloads
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Publicado
2007-12-28
Como Citar
WENETZ, I.; STIGGER, M. P. A Construção do Gênero no Espaço Escolar. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 59–80, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2891. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2891. Acesso em: 19 abr. 2024.
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