Acesso ao computador: comparação do desempenho de jovens com diferentes dispositivos de entrada

Autores

  • Gláucia Sanches Guimarães Bolsista do Programa de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia da UNESP – Campus de Marília, SP, Brasil.
  • Marcelo Grandini Spiller Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP - Campus de Marília, SP.
  • Lígia Maria Presumido Braccialli Docente do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista - UNESP – Campus de Marília, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.66643

Palavras-chave:

Recursos para computador, Acesso, TIC

Resumo

Há diferentes dispositivos para facilitar o acesso ao computador, porém, poucos estudos para verificar a eficácia dos mesmos. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de jovens ao utilizarem dispositivos de acesso ao computador. Participaram do estudo cinquenta jovens saudáveis com idades entre 15 e 25 anos. Para a coleta de dados foi utilizado computador com tela sensível ao toque, mouse e o Camera Mouse. Foram utilizados três softwares para avaliar tempo de reação e acurácia dos participantes: Discrete Aiming Task, Tracking Task e Single Switch Performance Test. Para conhecer o grau de satisfação de uso dos dispositivos, foi utilizado o Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology. O resultados demonstraram que nas atividades de precisão e tempo de reação, o mouse e a toque na tela foram os dispositivos que geraram os melhores desempenhos. Conclui-se que, o Camera Mouse foi o dispositivo que gerou os piores desempenhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

SANCHES GUIMARÃES, G.; GRANDINI SPILLER, M.; PRESUMIDO BRACCIALLI, L. M. Acesso ao computador: comparação do desempenho de jovens com diferentes dispositivos de entrada. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.66643. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66643. Acesso em: 29 mar. 2024.