SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas

Autores

  • Rosana Wagner Instituto Federal Farroupilha
  • Roberto Franciscatto UFRGS
  • Liliana Maria Passerino UFRGS
  • José Valdeni de Lima UFRGS
  • Sidnei renato Silveira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.65879

Palavras-chave:

MOOCs, Tecnologia Assistiva, Solassist, Biblioteca Virtual, Acessibilidade

Resumo

Este trabalho descreve a formação em tecnologias assistivas, através da utiliza-ção de um MOOC projetado e estruturado para este fim, bem como, uma biblio-teca virtual de soluções assistivas projetada e desenvolvida, como ferramenta de apoio a formação proposta. O artigo apresenta os principais conceitos acerca das tecnologias educacionais e assistivas, seguido dos trabalhos relacionados a MOOC e as bibliotecas virtuais assistivas. A seguir, a metodologia empregada neste trabalho é exposta, bem como, o processo de desenvolvimento do MOOC, sua estrutura, proposta e objetivos, seguido da arquitetura da biblioteca virtual de soluções assistivas, tecnologias utilizadas e princípios básicos de funcionamento. O grande diferencial do trabalho está no fato de o mesmo utili-zar-se de tecnologias educacionais abertas, como os MOOCs e o potencial que os mesmos provém, unindo isto a uma biblioteca virtual de soluções assistivas própria, projetada e desenvolvida sob o contexto da educação inclusiva

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Publicado

2017-09-08

Como Citar

WAGNER, R.; FRANCISCATTO, R.; PASSERINO, L. M.; DE LIMA, J. V.; SILVEIRA, S. renato. SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2 mai/ago, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.65879. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/65879. Acesso em: 29 mar. 2024.