ESCOLA, PENSAMENTO INDÍGENA E PENSAMENTO OCIDENTAL: REFLEXÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.10104Palavras-chave:
educação, escola indígena, pensamento ocidental, pensamento indígenaResumo
A educação escolar indígena, mesmo constituída dentro dos marcos legais do Estado e de uma concepção moderna de educação, demanda novas compreensões por parte da sociedade ocidental não apenas no que diz respeito à educação indígena, mas à sua própria relação com os povos indígenas. Pela sua condição de mediadora entre duas formas de pensar distintas, a escola indígena também constitui um terreno bastante fértil para pensar a própria concepção ocidental de educação. Este artigo dedica-se a refletir mais profundamente sobre alguns aspectos da relação entre a sociedade ocidental, baseada na racionalidade e na ciência, e os povos indígenas na constituição da escola indígena.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-31
Como Citar
ANTUNES, C. P. ESCOLA, PENSAMENTO INDÍGENA E PENSAMENTO OCIDENTAL: REFLEXÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 59, 2009. DOI: 10.22456/1982-6524.10104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/10104. Acesso em: 19 mar. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS