Espaço ameríndio propõe-se a ser uma revista científica eletrônica, com periodicidade semestral, vinculada ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT) do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Nossa intenção central é a de promover o desenvolvimento da pesquisa sobre populações ameríndias, assim como colocar em evidência uma reflexão sobre os campos conceitual e metodológico da interface trans-disciplinar sobre a temática indígena americana.

Espaço ameríndio tem por objetivos principais:

1. divulgar a produção científica das mais diversas áreas relacionadas à temática ameríndia (Antropologia, Letras, Etno-história, Lingüística, História, Arqueologia, Etnoarqueologia, Arquitetura, Biologia, Ecologia, Educação, Saúde, Nutrição, Direito, Arte, entre outras);

2. cobrir uma lacuna existente no país quanto a periódicos trans-disciplinares com abordagens na temática relacionada a populações indígenas americanas;

3. efetivar uma política de intercâmbio internacional, especialmente entre os países das três Américas.

Neste sentido, a composição da nominata do Conselho Editorial tem por finalidade refletir a abrangência destes variados e complementares olhares lançados sobre a temática indígena, através da escolha de profissionais relacionados a estas diversas áreas do conhecimento, com produção significativa na temática ameríndia, além de privilegiar a diversidade regional brasileira e internacional, no âmbito americano.

Espaço ameríndio tem como proposta a publicação de trabalhos inéditos na temática indígena americana, preocupando-se também em divulgar traduções de artigos e ensaios bibliográficos importantes já publicados em línguas que não a portuguesa e a espanhola.

APRESENTAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

ENSAIOS BIBLIOGRÁFICOS

AUTORES INDÍGENAS

ENTREVISTA

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

PALESTRAS

TRADUÇÕES

RELATÓRIOS

DOCUMENTOS

POS-TEXTUAL

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

NOTICIÁRIO

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

A Espaço Ameríndio não cobra dos autores taxas para a submissão, avaliação e publicação dos artigos.
Os artigos, ensaios, traduções e resenhas submetidos a Revista Espaço Ameríndio serão encaminhados para avaliadores no sistema de "parecer duplo cego" - autores e pareceristas serão mantidos em anonimato.
Para a avaliação serão designados pareceristas com reconhecido conhecimento sobre a temática do trabalho submetido.

semestral

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...