Da porta para dentro: Nan Goldin, Cia de Foto e as poéticas da intimidade na fotografia contemporânea

Autores

  • Omar Gonçalves Dos Reis Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Larissa Souza Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Fotografia. Intimidade. Subjetividade.

Resumo

O texto a seguir se propõe a fazer uma breve análise dos trabalhos The Ballad of Sexual Dependency, da fotógrafa americana Nan Goldin, e Caixa de Sapato, do coletivo brasileiro Cia de Foto. De que forma esses artistas utilizam a fotografia para se apropriar do cotidiano e quais implica- ções estéticas e políticas provêm dessas apropriações? A pesquisa visa contribuir com as recentes discussões sobre a relação entre as subjetividades e a fotografia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Omar Gonçalves Dos Reis Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Osmar Gonçalves é doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa-sanduíche na Bauhaus Universität-Weimar (Alemanha), financiada pelo DAAD/CAPES. Pesquisador e fotógrafo, possui graduação (2001) e mestrado (2003) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Atualmente é Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem, semiótica e estética do audiovisual.

Larissa Souza Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Participa do Programa de Pesquisa em Artes Visuais do Centro de Artes Visuais de Fortaleza na categoria de Crítica e Curadoria, onde pesquisa as relações entre corpo, arte e intimidade.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

FILHO, O. G. D. R.; VASCONCELOS, L. S. Da porta para dentro: Nan Goldin, Cia de Foto e as poéticas da intimidade na fotografia contemporânea. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 229–245, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26862. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo