Práticas comunicacionais: difusão no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul nos diferentes meios de comunicação online

Autores

  • Viviane Portella de Portella Universidade Federal de Santa Maria/ Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
  • Carlos Blaya Perez Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Arquivo Público. Difusão. Ferramentas de comunicação online. Blog. Twitter.

Resumo

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul tem por missão preservar a memória do Estado com ações voltadas à gestão documental e a cultura. Para isso é fundamental que a sociedade tenha ciência dos acervos custodiados e dos serviços prestados. Dessa forma, após pesquisa sobre modos de difusão, optou-se pelo uso de ferramentas de comunicação online de uso gratuito, com foco em blog e microblog. Assim, foi elaborado um projeto de difusão que contempla a metodologia de criação e administração das ferramentas de comunicação online. O uso dessas ferramentas como estratégia de difusão do APERS representa a inserção da instituição em um novo espaço de comunicação, o qual possibilita a fidelização dos usuários e, também, funciona como um atrativo para novos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Portella de Portella, Universidade Federal de Santa Maria/ Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural, especialista em Gestão em Arquivos (2010) e graduada em Arquivologia (2008) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Arquivista do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Divisão de Pesquisa e Projetos (DIPEP). Área de atuação: desenvolvimento de sistemas de arquivos e disseminação e acesso a informação.

Carlos Blaya Perez, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Biblioteconomia e Documentación - Universidad de Salamanca, Espanha. (2004). Professor adjunto do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria. Possui mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1994).

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

DE PORTELLA, V. P.; PEREZ, C. B. Práticas comunicacionais: difusão no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul nos diferentes meios de comunicação online. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 197–212, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/22930. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)