A DELIMITAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL COMO ÁREA DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO A TRÊS PROFESSORAS DE MÚSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Luciana Marta Del Bem

Resumo


A discussão, no Brasil, sobre a delimitação da Educação Musical como área de conhecimento tem-se intensificado, como revelam publicações recentes da literatura específica. Visando a contribuir com essa discussão, neste trabalho,
apresento e discuto parte dos resultados de uma pesquisa que investigou como as concepções e ações de educação musical de professores de música configuram a prática pedagógico-musical em escolas do ensino fundamental. Utilizando como referencial teórico a fenomenologia social de Schutz, foram realizados três estudos de caso qualitativos com três professoras de música atuantes em escolas privadas de Porto Alegre-RS. Os construtos subjacentes às concepções e ações das professoras investigadas sugerem que a Educação Musical parece caracterizar-se por um encontro entre pedagogias e musicologias. Esses resultados sinalizam algumas propriedades do campo da Educação
Musical. Poderão, assim, contribuir com a reflexão sobre o status epistemológico da Educação Musical como área de conhecimento.

Palavras-chave


educação musical, epistemologia, concepções e ações de música.

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